Contos, textos, ensaios... Pedro Aruvai

quarta-feira, 14 de maio de 2008

SOCIEDADE SEM MORAL

Qual é a moral que essa sociedade tem para julgar outros seres de seu meio ? Foi o que se viu nesses dias, a grande gente comentando e julgando um casal que supostamente havia assassinado uma criança, o caso tão falado se tornou famoso na grande mídia do país. Não me cabe dizer que o casal é ou não culpado. Muito menos julgá-los. Não quero nessa cronica fazer juízo sobre o caso em si. Apenas quero falar sobre a população. A gente que se apinhava na rua defronte o edifício onde estava o casal, numa noite fria na cidade, essa gente que deveria está em casa, cuidando dos seus afazeres, estava na rua para ver o casal sair do seu edifício levado pelos policiais para a prisão. Eu em casa, já saturado de tanto ver e ouvir a mídia, que não falava em outra coisa, senão nesse caso, dando destaque especial, como se esse fosse o caso mais importante do país; eu me perguntava ao ver essa gente na rua, amontoada, atrapalhando o trabalho da policia, se essas pessoas não tinham o que fazer ?
Entre as pessoas estavam mulheres, homens, jovens, adultos e muitas crianças.
Esse caso fora demais chocante principalmente para as mentes infantis. Eu, se pai fosse, faria o máximo que pudesse para livrar meu filho de noticiários horríveis como esse. Quando vejo que os pais parecem não dá a mínima para o fato de seus inocentes não ter ainda uma capacidade mental para fazer juízo do certo e do errado. Expõe seus filhos a noticiários como esses sem nenhuma preocupação, como se tudo estivesse dentro da maior normalidade. O que faz uma criança no meio de pessoas adultas amontoadas nas ruas a esperar por um criminoso que vai ser levado a prisão por policiais ? E o que leva essas pessoas infantis ainda a gritarem por justiça. Essas crianças deveriam está em casa, no seu mundo infantil, sem nenhum contacto com cenas dantescas como essas. Até mesmo porque, que sabe esses inocentes de justiça ? Que capacidade de raciocínio tem uma criança ?
Por outro lado, é chocante o tamanho da hipocrisia dessa sociedade. Essa gente que gritava por justiça, que queria linxar o casal na rua, fazer justiça com as próprias mãos, qual daquelas pessoas são cem por cento limpas capaz de fazer uma condenação a morte de outro ser humano ? Será que aquelas pessoas que gritavam por justiça sabem pelo menos o que é justiça ? Será que diante da justiça essas pessoas são capazes de ficar de pé ? Ora veja, não estou a defender ninguém aqui, muito menos o casal; o que estou é tentando mostrar o quando é medíocre a sociedade. O quando nós como seres humanos somos hipócritas. O quanto nos tornamos ridículos ao tomar partido por uma causa que nem mesmo sabemos as razões. No meio daquelas pessoas, será que havia pelo menos um, um único ser, que se se encontrasse na mesma situação do tal assassino, não faria o que ele fez ? Como saber o que ele tinha em mente no momento que cometeu a tragédia ? Ninguém sabe. Somente ele e Deus. Talvez nem ele mesmo saiba, somente o ser superior é capaz de saber.
Num episódio desse, onde a população clama por justiça, muitas dessas pessoas que gritam aleatoriamente, sem nem mesmo saber o que é justiça; eu lembro logo dos versículos bíblicos do velho testamento, quando Deus diz ao profeta para que ele der volta pela cidade para ver se encontra um homem que realmente seja fiel a Ele, e o profeta não encontra um homem sequer. Porque é muito fácil pedir justiça para os outros, exigir que a justiça seja cumprida, quando muitas dessas pessoas que exigem justiça, vivem a margem dela, levando suas vidas na mais completa injustiça.

=PEDRO ARUVAI=

Nenhum comentário: